sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Cenas de um Casamento, de Ingmar Bergman


Não fossem as extensas 2h40 de duração, o clássico Cenas de um Casamento, do sueco Ingmar Bergman, não teria me cansado após o que seria o tempo normal de um filme com seus noventa e poucos minutos. Mas nada que tire o merecimento desse drama de 1973, vencedor do Globo de Ouro de Filme Estrangeiro.

Temos a história de Johan e Marianne, um casal bem sucedido que mantém um casamento aparentemente perfeito. Até que Johan se apaixona por uma mulher mais nova e abandona Marianne. A partir desse conflito entramos em contato com os sentimentos desconhecidos que surgem entre eles, o que os leva a um declínio conjugal. É um filme altamente psicológico e sustentado principalmente pelos diálogos inteligentes e precisos que sobrevivem bem ao escasso cenário e à ausência de trilha sonora, o que não dá muita margem a inclinações comoventes. Palavras a seco, dentro de um aspecto teatral, nos fazem de testemunhas nas questões discutidas pelo casal, como se presenciássemos pessoalmente os altos e baixos de Johan e Marianne.

Não que Bergman faça questão de revelar o pessimismo do matrimônio. Ele traz à tona os incômodos da rotina, das obrigações familiares, do sexo, dos filhos, dos bens e de tantas outras questões simples que tornam-se complexas quando a sujeira é varrida pra debaixo do tapete como se fosse uma grande arte. Mas também mostra o outro lado da moeda, onde o respeito e a amizade é o que há de mais valoroso numa relação amadurecida pelo tempo.

Esse foi meu primeiro contato com um filme de Bergman. A impressão é a de que ele fazia um cinema humano e que levantava questões. Através de Cenas de um Casamento, Bergman foi realmente capaz de tirar o espectador de uma situação indiferente ou passiva a respeito de um assunto e sacudi-lo através de sua arte. Fui "vítima" desse sacode, o que me fez despertar o desejo de saber mais sobre a obra desse grande artista sueco.

Um comentário:

  1. Coisa boa dessa vida assistir de perto a sua evolução,degrau a degrau...orgulho de vc!

    ResponderExcluir

Comentários