domingo, 21 de fevereiro de 2010

Amantes, de John Cassavetes.


Robert Harmon é um romancista que vive cercado por mulheres. Ele trabalha em um novo livro e busca a matéria-prima de suas idéias na boemia. Seu ritmo de vida, que tem como pontos principais a dedicação ao seu novo projeto e a atenção às mulheres que transitam por sua casa, é interrompido com a chegada de sua irmã Sarah, que está passando por um doloroso processo de divórcio e que ao mesmo tempo tenta tratar-se de problemas psicológicos depois de passar por algumas instituições psiquiátricas. Sarah sofre ainda pela filha Debbie, que durante uma audiência do divórcio decide viver com o pai. Para completar o inusitado na vida de Robert, seu filho Albie, de oito anos, é deixado aos seus cuidados pela ex-mulher. E assim o escritor tem que lidar com essa estranha família dentro de sua casa, o que o obriga a mudar todos os seus hábitos e a rever alguns conceitos.

Ainda não conhecia o trabalho de John Cassevetes. Ele é o diretor, o roteirista e o protagonista do filme e ainda contracena com sua própria mulher, Gena Rowlands, que faz a irmã problemática que, aliás, está impagável na cena em que vai a um abrigo de animais a fim de comprar um “bebê” para equilibrar a vida de seu irmão. Ela enche um táxi com pôneis, cabra, galinhas, pintinhos, um cachorro e despeja todos no quintal de Robert.

Amantes é um filme de 1984. Interessante observar o figurino da época, os cabelos armados e as músicas. Exceto por algumas longas tomadas estáticas que me entediaram até ocorrer alguma ação ou diálogo, considerei o filme ótimo, o que me despertou a curiosidade para assistir outros filmes do cineasta, como A Morte de um Bookmaker Chinês, de 1976, ano em que vim ao mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários