segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A Culpa é do Fidel, de Julie Gavras


Estava para assistir A Culpa é do Fidel há um bom tempo. Nesse fim de semana finalmente aluguei o DVD, atraído principalmente pelos elogios que ouvi sobre a atuação da atriz mirim Nina Kervel-Bey. Nina, fazendo o papel da questionadora Anna de la Mesa, já faria valer a locação do filme dirigido pela cineasta francesa Julie Gavras. No entanto não somente Nina fez valer, mas sim a bela história que gira em torno da pequena porém grandiosa personagem Anna.

Não é preciso ter vivido parte da infância num lar comunista para se entender o que se passa na cabeça de uma criança que se depara com situações onde adultos subestimam o entendimento infantil. Quem, enquanto criança, nunca descobriu dramas familiares através de tropeços e escorregões de pais, tios e avós, ou até de empregadas fuxiqueiras? Os questionamentos de Anna poderiam ser muito bem adaptados a outros assuntos como separação, doença ou morte na família , mudança de lar etc. A coisa principal do filme não é a posição política dos pais da menina e nem a situação da França, como pode parecer à primeira vista, mas o poder de absorção e de entendimento a que uma criança está sujeita diante das questões que envolvem os adultos e, a partir disso, o consequente e inevitável nascimento das primeiras impressões a respeito do mundo.

Através da sensibilidade típica de uma criança acima do seu tempo, somos levados a refletir sobre nossas posições tantas vezes engajadas ou carregadas de equívocos. E se alguma poesia chegar aos olhos e ouvidos de vocês através do mundo de Anna, a culpa é de Julie Gavras.

Um comentário:

  1. Assististe antes de mimmmm! :(((
    Agora fiquei com mais vontade!
    Hedinha.

    ResponderExcluir

Comentários