quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Fogos na Planície, de Kon Ichikawa


Acabo de assistir Fires on the Plain (no Brasil, Fogos na Planície), filme antibelicista de 1959 dirigido pelo japonês Kon Ichikawa (1915-2008). O filme mostra a trajetória de Tamura, um soldado japonês que após ser rejeitado por sua companhia devido à escassez de comida pra sua tropa e, posteriormente, rejeitado pelo hospital que tratou de sua taberculose, torna-se um errante que tenta sobreviver na floresta em meio a bombardeios americanos nas Filipinas, em 1945. Com apenas um punhado de sal, alguns inhames e uma granada,Tamura tem a companhia de soldados maltrapilhos que se arrastam com fome e sede, cometendo inclusive atos de canibalismo tamanho o desespero pela vida.

Tamura é um personagem cômico com sua cara de bobo, seu jeito submisso e sua postura desengonçada. Alguns outros personagens também são interessantes em meio àquela miséria militar, como o soldado aleijado que guarda tabaco no bolso para trocar por carne com um companheiro que diz caçar macacos na floresta.

Seria insano quem dissesse que há algum tipo de beleza na guerra, porém Setsuo Kobayashi conseguiu extraí-la através de uma fotografia em preto e branco extraordinária.

A peculiaridade do tema inanição na guerra, trazida à tona pelo olhar de Ichikawa, sem sombra de dúvida faz de Fires on the Plain um dos melhores filmes de guerra da história do cinema japonês e do cinema mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários