sexta-feira, 19 de março de 2010

Um Homem Sério, dos irmãos Cohen


"Tá pensando o quê de mim? Eu sou um homem sério, oras!" É muito fácil numa discussão ouvirmos alguém disparar com o dedo em riste essa expressão para defender-se de algum insulto. Mas qual é mesmo o conceito de um homem sério, hein? É um sujeito que paga as contas em dia? Uma pessoa incorruptível? Que ajuda os familiares menos afortunados? É um sujeito exemplar no trabalho? Um cara politicamente correto? A comédia dramática dos irmãos Cohen é uma lente de aumento sobre um homem de fato sério. No filme, o mundo estruturado de Larry Gopnick é colocado em xeque quando de um dia pro outro todas as áreas de sua vida desmoronam, deixando-o sem chão.

Larry é um típico pai de família dedicado à mulher e aos filhos. Leciona Física numa universidade e está prestes a ganhar estabilidade. Ele acolhe em sua casa o irmão desafortunado que não tem onde morar. Em suma, Larry é um cidadão íntegro. E o que acontece quando uma avalanche de problemas estoura e sua vida é arrastada cada vez mais pra longe de seus conceitos, crenças e moralidades?

No trabalho, o chefe de Larry informa que está recebendo cartas de um anônimo que tenta tirar o crédito de sua integridade logo quando ele está prestes a receber uma promoção. Sua mulher Judith pede o divórcio e, pra completar, assume que está namorando Sy Ableman, um amigo do marido. Seu filho adolescente Danny se mete com maconha e com indisciplina na escola. Sua filha Sarah vive pegando dinheiro de sua carteira para fazer uma futura cirurgia plástica no nariz. O vizinho invade o gramado de seu quintal. Seu irmão Arthur envolve-se com a jogatina. E assim Larry perde a paz completa. Ele então recorre a rabinos numa tentativa de buscar respostas que tragam sentido aos problemas de sua vida. Os religiosos, no entanto, expõem parábolas e histórias que não parecem trazer resposta e alívio pra nada, pelo contrário, imprimem em sua cabeça pontos de interrogações que o deixam mais atordoado que antes.

"Quando a verdade é encontrada, será mentira; toda a esperança com você morre". Sábias palavras do rabino Marshak. Ou seriam apenas umas linhas da música Somebody To Love (Jefferson Airplane). Um Homem Sério é de fato um filme que traz respostas que vêm em embalagens de dúvidas. E Larry Gopnick me fez lembrar uma passagem da Bíblia, no livro de Mateus, que diz que o sol nasce sobre maus e bons e a chuva cai sobre justos e injustos.

Vale a pena assistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários