segunda-feira, 15 de março de 2010

Distrito 9, de Neill Blomkamp


Distrito 9 deveria ser adotado em aulas de História. O filme nos aproxima bastante do Apartheid - regime adotado durante 42 anos na África do Sul (de 1948 a 1990) no qual o poder concentrava-se nas mãos dos brancos. Os negros e os demais povos eram obrigados a viver segregados em áreas estabelecidas pelo Governo e sob leis que os impediam de ser verdadeiros cidadãos, com pouco ou nenhum direito social, econômico e político. O grande tema do filme de Neill Blomkamp é essa analogia à parte obscura da história da África do Sul, já que os aliens, preconceituosamente chamados de "camarões" pelos humanos, sobrevivem num tipo de confinamento geográfico e submetidos a leis similares aplicadas aos negros na época do Apartheid: a Lei do Registro Populacional, por exemplo, que obrigava o cadastro de todas as pessoas separadas por raças; a Lei das Áreas de Agrupamentos, que barrava os negros em áreas permitidas somente aos brancos; a determinação e a criação dos bantustões (bairros só para negros).

As cenas de violência são compensadas por algumas doses de comédia, não permitindo que o filme seja de todo tenso e sério. Há uma boa carga de humor, principalmente a que se concentra no protagonista nervoso e agitado, Wikus Van De Merwe.

Distrito 9, sem sombra de dúvida, foi um dos melhores filmes de 2009 com seu roteiro inovador e realista. Porém não posso deixar de observar alguns pontos negativos: a falha na parte técnica de narração - que se perde entre o modo convencional e o modo "a la Cloverfield" de se filmar -, os clichês dos personagens que lembram o primeiro filme do Hulk e outros filmes - sogro militar do mal e soldado brutamontes transformado em grande vilão - e o final que deixa o espectador com muitas dúvidas no ar.

Para mim, um dos melhores e mais originais filmes de ficção científica que já assisti.

Um comentário:

  1. O filme é realmente interessante e se não fossem alienigenas dava até para confundir com documentario uhauhhuauhauha
    qual foi sua duvida no final!?
    O principal virou um alienigena
    huauhauha
    beijos primo

    ResponderExcluir

Comentários